Imunohematologia Clínica
1 Ano de acesso
10 módulos
100% online
Certificado de conclusão
Previsão de abertura - 02/12 a 20/12
Público-alvo: médicos hematologistas e hemoterapeutas e médicos responsáveis técnicos por agências transfusionais.
Objetivo: Resolução de problemas clínicos imuno-hematológicos. Espera-se que ao final do curso o aluno saiba como e quando solicitar os principais exames imuno-hematológicos, interpretar os resultados, discutir casos com especialistas em imuno-hematologia e médicos clínicos e conduzir as principais condições clínicas relacionadas com a imuno-hematologia eritrocitária, leucocitária, plaquetária e neutrofílica.
Detalhamento: Formato flexível de ensino a distância (EAD), 100% online, você terá a conveniência de assistir às aulas gravadas no seu próprio ritmo. Um ano de acesso e um simulado com 30 questões para que possa treinar seus conhecimentos.
O curso ficará disponível para o aluno por um período de 1 ano.
As dúvidas ou comentários sobre as aulas e/ou questões podem ser postadas na área do curso ou encaminhadas para o email: contato@erytro.com.br
Módulo 1: Sistema ABO: aspectos práticos
Aula 01: Princípios gerais.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 2: Importância clínica da discrepância ABO.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 3: Principais causas e ações frente à discrepância ABO.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 04: Como selecionar o melhor tipo de cada hemocomponente a ser transfundido se não há isogrupo disponível.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Módulo 02: Sistema RH: aspectos práticos
Aula 01: Princípios gerais.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 2: Antígenos variantes (fenótipo fraco versus parcial).
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 03: Quando se preocupar com os antígenos Rh variantes.
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Aula 04: Quando indicar e como prescrever a imunoglobulina anti-RhD.
Professora: Karen de Lima Prata
Módulo 03: Anticorpos irregulares
Aula 02: Quando solicitar a pesquisa de anticorpos irregulares / coombs indireto?
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- Rotina pré-natal
- Avaliação de rotina em pacientes cirúrgicos (ex: já transfundidos, grávidas, Tx renal/hepático)
- É importante repetir o teste? Por quê? Quando repetir, com qual frequência ( 1 a 3 meses após transfusão)
Aula 03: Quando suspeitar da formação de um novo anticorpo em pacientes já aloimunizados?
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
• Nem todos os serviços têm como repetir o painel todas as vezes que a PAI da positiva como é feito em RP. Como selecionar os casos em que vale a pena repetir o painel? Ex: avaliação crítica da PAI (alteração de intensidade, perfil sugestivo de novo aloanticorpo), prova cruzada positiva, incremento transfusional inadequado etc.
Aula 04: Titulação de anticorpos: quando solicitar?
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- Para quais anticorpos?
- Qual o valor crítico para conduta adicional?
- Como interpretar os resultados conforme a técnica utilizada (tubo x gel; pesquisa de IgG x IgM).
- Score e avidez, o que é e como interpretar.
Aula 05: Testes imuno-hematológicos complementares
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
• O que é, quando realizar e cuidados na interpretação dos resultados dos testes: auto e aloadsorção; fenotipagem após bloqueio/cloroquina, genotipagem.
Aula 06: Uso do Monocyte Monolayer Assay (MMA) na seleção de hemocomponentes para transfusão.
Professora: Carla Dinardo
- O que é, quando solicitar, cuidados na interpretação dos resultados.
- Há necessidade de repetição dos testes?
- Cuidados na coleta e envio da amostra (fase pré-analítica)
Aula 07: Liberação da transfusão de hemocomponentes em condições especiais.
Professora: Flávia Leite Souza Santos
Módulo 04: Hemocomponentes fenotipados
Aula 01: Fenotipagem eritrocitária: quando e para quem devo solicitar?
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- Explicar o que é o teste e as suas principais indicações ressaltando os principais grupos de pacientes que se beneficiam da transfusão profilática de hemocomponentes fenotipados:
- Paciente hematológico: talassemia, anemia aplástica, SMD
- Doenças não hematológicas (doença renal crônica, hepatopata)
- Importância no transplante hepático e renal
Aula 02: Hemocomponentes fenotipados: como selecionar?
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- Requisitos mínimos: ex: antígeno negativo para os aloanticorpos.
- Todos os aloanticorpos devem ser respeitados ou nem sempre há esta necessidade? (Ex: anti-Lea, anti-Leb, anti-M, anti-N, anti-A1, Anti-Ch/Rh, anti-IH ……)
- Quando utilizar apenas hemocomponentes Rh, K compatíveis?
Fenótipo estendido, o que é, quando indicar?
Aula 03: Programa nacional de sangue raro
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- O que é, como funciona, como solicitar
- Indicação de sangue raro: profilática versus terapêutica
Módulo 05: Doença falciforme:
Aula 01: Uso de genotipagem para seleção de hemocomponentes.
Professora: Carla Dinardo
- Principais indicações de genotipagem dos pacientes.
- Importância clínica.
- Cuidados na interpretação dos testes.
- Transfusão de hemocomponentes alelo compatíveis
Aula 02: Pacientes com múltiplos anticorpos em hipertranfusão crônica. Até quando?
Professora: Carla Dinardo
Aula 03: Síndrome de hiperhemólise.
Professora: Carla Dinardo
Aula 04: Pacientes em eritrocitoaferese: quais devem ser excluídos por questões imuno-hematológicas?
Professora: Carla Dinardo
Módulo 06: Anemias Hemolíticas
Aula 02: Anemia hemolítica por anticorpos quentes: quando suspeitar, diagnóstico e tratamento.
Professora: Carla Dinardo
Aula 03: Anemia hemolítica por anticorpos frios: quando suspeitar, diagnóstico e tratamento.
Professora: Carla Dinardo
Aula 04: Anemia hemolítica mista: quando suspeitar, diagnóstico e tratamento.
Professora: Carla Dinardo
Aula 05: Anemia hemolítica bifásica: quando suspeitar, diagnóstico e tratamento.
Professora: Carla Dinardo
Aula 06: Anemia hemolítica por drogas: quando suspeitar, diagnóstico e tratamento.
Professora: Carla Dinardo
Aula 07: Aspectos transfusionais nas AHAI
Professora: Carla Dinardo
- Indicação da transfusão (ressaltar que toleramos valores de Hb mais baixos e que as vezes é melhor não transfundir)
- Cuidados na seleção e liberação do hemocomponente que muitas vezes estará com teste de compatibilidade positivo
- Cuidados na prescrição e na infusão do hemocomponentes (uso de doses fracionadas ou não, velocidade de infusão lenta ou usual, uso de hemocomponentes aquecidos).
Módulo 07: Doença hemolítica do recém-nascido
Aula 01: Rotina pré-natal.
- Principais anticorpos envolvidos.
- Mães com RhD variante.
- Quando usar imunoglobulina anti-D.
- Anticorpos incomuns (anti-M, anti-K, anti-c)
Aula 02: Testes imuno-hematológicos que auxiliam na avaliação do risco hemolítico.
Professora: Carolina Bonet Bub
- Quando solicitar a pesquisa e a identificação de anticorpos
- Quando solicitar a titulação de anticorpos. Como interpretar os resultados
- A importância do anti-G
- Genotipagem do RhD fetal
- Avaliação da zigosidade paterna/fetal
- Uso de Monocyte Monolayer Assay– MMA
Aula 03: Rotina do recém-nascido
Professora: Carolina Bonet Bub
- Rotina de testes do recém-nascido e lactente até 4meses
- Seleção de hemocomponente para transfusão intraútero e fetal
Módulo 08: Reações transfusionais hemolíticas
Aula 01: Quando suspeitar e o que fazer frente à suspeita
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
- Reação por incompatibilidade ABO e por outros grupos sanguíneos
- Testes pré e pós transfusionais
Aula 02: Reação transfusional por transfusão de plasma incompatível
- Titulação de isoaglutinina, metodologia de testagem
- Risco hemolítico de transfusão incompatível
- Plaquetas suspensa em solução aditiva (plaqueta universal)
Aula 03: Casos clínicos com a identificação dos anticorpos relacionados
Professora: Ana Paula Rocha Diniz Zanelli
Módulo 09: Sistemas de histocompatibilidade
Aula 01: Antígenos e anticorpos dos sistemas HLA, HPA e HNA
- Nomenclatura corrente
- Testes disponíveis para a identificação de anticorpos
- Como interpretar o resultado dos testes
Aula 02: Refratariedade à transfusão de plaquetas
- Quando suspeitar
- Custo e benefício da seleção de plaquetas HLA compatíveis
- Técnicas disponíveis
Aula 03: TRALI
Professora: Carolina Bonet Bub
- Quando suspeitar
- Investigação dos doadores implicados e associados ao TRALI
Aula 04: Trombocitopenia fetal e neonatal
Professora: Carolina Bonet Bub
- Quando suspeitar, diagnóstico e tratamento
Aula 05: Netropenia aloimune materna e neonatal
Professora: Carolina Bonet Bub
- Quando suspeitar, diagnóstico e tratamento
Aula 06: Avaliação de pacientes candidatos a transplantes haploidênticos – 15 minutos
Professora: Gabriela de Toledo Passos Candelaria
- Relevância da pesquisa de anticorpos anti-HLA
- Quando proceder com a avaliação
- Quais testes solicitar e como interpretar os resultados
Aula 07: Protocolo de dessensibilização em transplante haploidêntico
Professora: Gabriela de Toledo Passos Candelaria
- Quando indicar
- Como fazer a dessensibilização
- Como avaliar os resultados
Módulo 10: Incompatibilidade de sistemas de grupos sanguíneos nos transplantes alogênicos
Aula 01: Incompatibilidade ABO maior
Professora: Karen de Lima Prata
Aula 02: Incompatibilidade ABO menor e bidirecional
Professora: Karen de Lima Prata
Aula 03: Incompatibilidade por outros grupos sanguíneos
Professora: Karen de Lima Prata
Aula 04: Transplante de medula em pacientes com múltiplos anticorpos
Professora: Karen de Lima Prata
Investimento
R$ 1.200,00
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